Abdome dos Insetos

ABDOME

Terceira região do corpo dos insetos. Os entomologistas concordam em que os insetos se originaram de ancestrais primitivos que possuíam doze segmentos abdominais mas a seleção natural concorreu para a diminuição desse número as vezes a apenas seis ou sete nos coleópteros e dípteros. Apresenta:

- Segmentação típica - embriologicamente 12 segmentos (urômeros)
- Simplicidade de estrutura
- Ausência de apêndices locomotores

Segmentos:

a)Viscerais: urômeros de I - VII (♀); I - VIII (♂)

b)Genitais: IX (♂); VIII e IX (♀)

c)Pós-genitais: X e XI urômeros

Cada segmento típico consiste de um esclerito dorsal (tergo ou noto) e um ventral (esterno) ligados lateralmente por uma membrana pleural. Muitos insetos adultos apresentam orifícios respiratórios (espiráculos), próximos a membrana pleural, em cada lado, nos primeiros oito segmentos.

Na parte final do abdome, encontra-se o ânus, localizado entre três escleritos protetores, um dorsal (epiprocto) e dois laterais (paraprocto). Perto da margem anterior do paraprocto pode estar localizado um par de órgãos sensoriais (cerci) primitivos, ausentes nas ordens hemipteróides e holometabolicas.

A abertura genital localiza-se logo abaixo do ânus. Nas fêmeas, pares de apêndices originados dos VIII e IX segmentos, se fusionam originando o ovipositor.

Nos machos, a abertura genital esta incluída numa estrutura na forma de um tubo (aedeagus) que penetra na fêmea durante a cópula. Externamente pode existir ainda claspers e estilos (unisegmentados) que podem facilitar a cópula.

Um outro apêndice abdominal consiste no Sifúnculo ou Cornículo presente nos pulgões.

TIPOS DE ABDOME

Baseado na ligação do abdome com o tórax temos os seguintes tipos:

- Sessil ou aderente: ligado ao tórax em toda a sua extensão
- Livre: ligado ao tórax através de uma constriÃção pouco pronunciada
- Pedunculado ou peciolado: ligado ao tórax através de constrição bem pronunciada.