Anotações do Comércio de Mossoró
Comercio1.jpg

ANOTAÇÕES DO COMÉRCIO DE MOSSORÓ

Por varias ocasiões tive a necessidade de procurar informações nos velhos jornais mossoroenses.Tal aconteceu, por exemplo quando escrevi “RIMANDO: A poesia social de Tibério Burlamaqui”.Fiz muitas anotações, principalmente a respeito das notícias sobre falecimentos e casamentos, dentre outras, com a idéia de algum dia disponibilizar à comunidade aquelas informações.Agora, com a existência da Internet, essa divulgação torna-se extremamente eficiente, alcançando todo o planeta.As anotações estão separadas por ano e servem para auxiliar na busca de mais informações sobre os fatos anotados. O jornal COMÉRCIO DE MOSSORÓ, foi fundado em 1904, por Bento Praxedes Fernandes Pimenta, e circulou até o ano de 1917.

ANO - 1904

Faleceu em 14.02, João Manuel de Siqueira, encarregado da Estação Telegráfica de Areia Branca. Deixou mulher e 11 filhos.

Faleceu em 11.03 em Pau dos Ferros, aos 68 anos, Dona Antonia Maria da Conceição, esposa de Marcelino Francisco de Oliveira. Foram os pais de: Francisco Marcelino de Oliveira, de José, Vicente e Reinaldo Marcelino.

Em março o casamento de Manuel da Cerqueira Bello com Julia dos Reis Melo.

Laurindo Paiva, de Portalegre esteve em Mossoró em 01.05.

Faleceu a 29.07, Ana Leite, aos 99 anos, pois n. em 26.07.1805. Casou aos 15 anos, deixando 13 filhos, 95 netos, 86 bisnetos e 20 trinetos. Era sogra do Capitão Reinaldo Fco. da Costa. Era mãe de Antonio Chaves de Oliveira e de Zacharias Leite que tinha 79 anos ao falecer em 1905. Zacharias foi pai de João Leite de Oliveira, agente do Correio, e de Pedro Leite.

Em 16.08, José Soares Filgueira Sobrinho c.c. Francisca Caldas em Assu.

Faleceu em Areia Branca, em 30.08, Raimundo Alves de Oliveira sobrinho de Idalino e Fco. Alves de Oliveira. Deixou 2 filhos.

Em 09.10. Luis Rebouças retirou-se de Areia Branca e agradeceu penhorado a Tibério Burlamaqui ” as boas maneiras com que o tratou durante o tempo em que ali residiu”.

ANO - 1905

Falecimento de Fco. Pereira de Paula, 56 anos, professor, deixou viúva e 3 filhos.

Necrológio de D. Anna H. S. Wanderley, falecida a 24.05, publicado a 28.05

Falecimento de Dina Floresmina de Jesus, a 20.07, aos 75 anos, casada com Quintiliano Fco. Fraga. Foram pais de: Maria Cândida Fraga e Mariana.

Falecimento em Livramento, Caraúbas, de febre amarela, a 03.08, a jovem senhorinha Úrsula Silveira filha de José Freire.

Falecimento a 18.08, em Vitória, Pau dos Ferros, D. Maria de Holanda esposa de José Marcelino de Oliveira deixando 9 filhos.

Falecimento de Afonso Carlos de Noronha, filho de Gaudêncio Carlos de Noronha e de Ana Joaquina.

No dia 03.09 o jornal dizia que a distancia de Mossoró a Martins era de 28 léguas, podendo ser percorrido a cavalo em 3 dias e meio

Em 20.11.casamento de José de Sousa Filgueira com Maria de Noronha, filha do cap. José Carlos de Noronha, desta cidade.

O Português Arthur Candido Cea, era réu neste ano.

ANO - 1906

De Martins, estiveram em Mossoró os negociantes, João Veríssimo, Francisco Varella Barca e João Furtuoso.

Em 19.08 noticia-se a chegada de João Viana, de Quixada, para casar com Raimunda Alves de Oliveira, filho de Idalino Oliveira. Casaram-se no dia 19 e seguiram para Fortaleza.

No número do dia 16.09, publicou-se uma chamada para os herdeiros do Pe. Lomba, com nota genealógica.

Casamento a 15.10, do Cap. Cassiano Hipolito Fernandes Pimenta com Amélia Gomes Pinto filha de Antonio Gomes Pinto.

No mês de outubro, no seu sítio Poço Verde, Assu, faleceu o Cap. Antonio José. Pai do Dr. Luis de Oliveira, juiz de Assu e do Cel. Manoel Liberalino, de Areia Branca.

Nesse ano, Francisco Diógenes Paes Butão era juiz interino de Apodi.

O artista João Damasceno Leite construiu um carrossel que expôs à rua Dr. Filgueira, na Festa de Santa Luzia.

ANO – 1907

Falecimento de Alexandre Magno de Oliveira Pinto em 07.01, deixando viúva D. Amélia de Oliveira Magno e seis filhos órfãos.O finado era genro do Cap. Antonio Gomes Pinto e irmão de Francisco Solano de Oliveira Magno.

Em 10.07. Inauguração da capela do Coração de Jesus. Tibério Burlamaqui foi um dos oradores.

No dia 15.09 casamento em Caraúbas, de Osório Gomes Pinto com Maria de Oliveira Fernandes, filha do Major Abdias de Oliveira Fernandes, e na mesma data o casamento de Fanor Fernandes Praxedes com Eva Fernandes Praxedes filha de Laura Carneiro.

Casamento a 25.09, de Vicente do Rego Lemos, filho de Cel. Geraldo Lemos, de Martins, com Maria Augusta, em Quixadá.

Casamento no dia 02.10 na Fazenda Bezerros, Apodi, de Juvêncio Queiroz Bastos com Sebastiana Fernandes de Amorim, filha do Cap. Gustavo Praxedes. Joaquim Gomes de Amorim era tio da noiva e Clemente Fernandes seu irmão.

No dia 27 o falecimento do Cap. Agostinho José Fernandes, filho de Vicente José de Queiroz e de Maria José do Sacramento Fernandes. O falecido era irmão de Hermógenes Fernandes, Cristalino Fernandes (casado com Amália Amélia Fernandes), Raimundo Fernandes e de Vicente Fernandes.

Nesse mesmo dia (27.10) faleceu, na Fazenda Cajuais, Portalegre, Ovídio Gomes Pinto, filho do Ten. Antonio Gomes Pinto aos 22 anos.

No dia 17.12 Amália Oliveira filha de Maria Galvão e casada com o Cel. Francisco Alves de Oliveira, morreu carbonizada. Era mãe de Eufrosina e do farmacêutico João Oliveira.

ANO - 1908

Faleceu a 02.03, aos 74 anos, o Cel. Genuíno Fernandes de Queiroz, filho do Cel. João Fernandes de Queiroz e de D. Ana Martins de Lacerda. Era casado em segundas núpcias com D.Vigolvina América de Oliveira.

Em 06.06.Tibério Burlamaqui é nomeado Administrador da Mesa de Rendas de Areia Branca.

No dia 10.06, falecimento do Pe. Antonio Dias da Cunha, filho do Ten. Francisco Macimiano da Cunha e de Vicência Maria da Conceição, de Pau dos Ferros.

Em 19.08, faleceu Antonio Filgueira Secundes aos 82 anos. Havia nascido em casa de seus pais Francisco Filgueira de Melo e Da. Maria Nunes Nogueira, no sitio Cajazeiras, em 01/06/1826.

No dia 14.09 faleceu no Apodi, Joaquim José Carlos de Noronha, nascido a 31.07.1820, antigo Tabelião deixando 39 filhos de três casamentos, 131 netos e 36 bisnetos. Joaquim era filho de Joaquim José de Noronha e de Maria Gomes da Silveira. Era neto paterno do português Carlos Antonio de Noronha (irmão de D. Tomaz de Noronha, bispo resignatario da Sé de Olinda) e de sua mulher D. Maria Mendes de Abreu, e materno de Manoel João da Silveira (casado com Bonifácia Barbosa de Lucena).

No dia 06.10, texto de Manoel Antonio de O. Coriolano com dados genealógicos (descendência) do Cap.Mor. João Barbosa Correia, nat. de Ponte de Lima, Port. casado com Rosa Maria de Jesus, nat. da Várzea de Pernambuco e moradores no Apody.Faleceu a 16.11.1787.

No dia 04.11, faleceu o Cel. Francisco A.M. de Miranda, filho de Antonio Francisco de Miranda e de Maria Rosa de Jesus, nascido a 26.07.1826 no Outeiro da Paróquia de Santa Eulália de Beiriz, da Província do Porto.

ANO – 1909

Nesse ano era delegado o Cap. Genuino Alves de Souza.

Faleceu em Lagoa Nova a 22 de janeiro, a senhorita Maria Gomes Pinto, 22 anos, filha do Ten. Antonio Gomes, fazendeiro, residente em Portalegre.

Faleceu em 03/05, Alpiniano Justiniano de Albuquerque, natural de Augusto Severo,47 anos de idade, casado com Francisca das Chagas, deixando filhos menores.Eram seus cunhados o Cel. Joaquim Lustosa, Ten-Cel. Manoel Basílio de Brito Guerra.

No dia 12/06, faleceu D. Maria Luisa da Conceição, mãe de Amaro Duarte, aos 63 anos

No dia / registrou-se o casamento de Leôncio José de Santana com Maria dos Reis Melo, filha do Cap. Francisco dos Reis Melo, sobrinha de Manuel Benício.

Em 04/08, falecimento de Antonio Ferreira Pinto, nascido em maio de 1838.

Com mais de 100 anos de idade faleceu Raimundo Nonato de Freitas Costa.

Em 15/10 noticia-se o falecimento de Targino Nogueira de Lucena, 78 anos, deixando uma filha viúva e uma neta casada que morava no Apodi.Era filho de Manuel Nogueira de Lucena e de Ana Saraiva de Moura.

Faleceu em Augusto Severo, em 12/11, Dona Clara de Albuquerque (de Góis Nogueira), sogra dos senhores Joaquim Lustosa, Sebastião de Gois e de Manuel Basílio.

ANO - 1910

No dia 13/03, o falecimento de Viriato Alves Afonso, em Pau dos Ferros.Era advogado, tio
do Dr.Almino, aos 86 anos.

Em 24/06 casamento de Israel Mota com Jacinta de Albuquerque, filha de Vicente do Rego Leite.

Em 03/07 o jornal registra a ocorrência de crime entre os Caboclos da Cachoeira.

Em setembro, o falecimento de João Nunes em Martins deixando prole numerosa

Em 10/1910, falecimento do primeiro lixeiro de Mossoró, Luis Dantas (Luis do Caroço).

Em 27/11, o casamento de João Mafaldo de Amorim, correspondente do Comercio de Mossoró, em Martins, com Celecina Gurgel do Amaral, filha do Prof. Antonio Rosendo, de Portalegre.

ANO - 1911

29/07/1911 – Falecimento do Major Samuel Mário Fernandes, casado aos 26 anos com Maria Áquila Fernandes, viúva de Cesário Fernandes.Deixou o filho Pérsio.

ANO - 1914

1914 – Fal. Em Caraúbas, o preto Benicio que raptara uma moça branca e com ela se casara.

Em 10/02 falecimento, no Patu, de Genuíno Gabriel Raposo da Câmara, 82 anos, c.c. Isabel, sogro de João Carlos da Silva, Fenelon Amaral de Oliveira, Bevenuto Jácome (deputado) e de Antonio Bezerra de Souza.

Em 20/02, faleceu em Martins, Vicência Alves de Oliveira, aos 74 anos, irmã de Joaquim Alves de Oliveira e de Dona Augusta Alves de Oliveira.

Em 21/02, batismo de Licínio de Queiroz, filho de Joaquim José de Queiroz e de Olímpia de Queiroz.

Em 15/03, falecimento de Francisca das Chagas, viúva de Alpiniano de Albuquerque, 50 anos, deixando 7 filhos, entre eles: Braulia Albuquerque c.c. Erisberto Napoleão Pedrosa.

Em 15/04/, foi criado através do Decreto nº 10.848, publicado no Diário Oficial nº 88, do mesmo mês, a Guarda Nacional de Mossoró com designação de 22ª. Tibério Burlamaqui era capitão da 2ª. Companhia.

Em 21/05, fal. de Umbelina Linhares, 49 anos c.c. Sabino Linhares, 10 filhos.

Em 03/05/, fal. de Vitorina Lemos, irmã de Geraldo de Lemos, 76 anos, inupta

Em 02/08, noticiou-se: “Faleceu de febre puerperal, a Sra. Dona Luzia Filgueira, esposa do Cap. Tibério Burlamaqui, funcionário da Mesa de Rendas de Areia Branca. A distinta Senhora, que residia com seus pais Cap. Trajano Filgueira de Melo e Dona Luzia Filgueira de Melo, no estreito, imediações do Porto de Santo Antonio,contava 36 anos de idade, deixando 4 filhos do seu consorcio”.

ANO - 1915

Em 14/01 o Sr. Quintiliano Francisco Fraga completou 95 anos. Considerado como o último Abencerragem dos Butragos.Pai de Mariana e Maria Fraga.

Faleceu a 23/06, aos 34 anos, Vicente do Rego Lemos, filho de Geraldo de Souza Lemos. Era casado com Maria Augusta. Seus cunhados: Demétrio do Rego Lemos e Francisco do Rego Lemos.

Em 26/06 faleceu no Rio de Janeiro, Raimundo Nonato Fernandes, nascido em de Pau dos Ferros a 15/12/1859, filho do Cel. Vicente José de Queiroz e Sá, e de D. Maria José Fernandes. Era casado com D. Emiliana Viriato de Saboia,com quem casará em Sobral em 1888.Não deixou sucessão.Os irmãos de Raimundo foram: Cel. Vicente Fernandes, Hermogenes Fernandes, Dona Tertulina Fernandes (c.c.Cel. Agostinho Pessoa),Dona Maria Fernandes (c.c. Major Abilio Gurjão), e os já falecidos à época José Fernandes, Agostinho e Cristalino Fernandes.

Falecimento em 25/ 07 de José Leite da Silva.

Em 17/08 faleceu em Martins, Matias Fernandes dos Santos aos 71 anos, filho de Agostinho dos Santos Rosa. Era casado com D. Mariana Fernandes. Era tio de Dr. José Inácio, clínico em Martins, e do cel. Joaquim Ignácio, deputado estadual (noticiado em 28/08).

1915 – “Ontem por ocasião de tomar banho no rio, pereceu afogado, o nosso velho amigo cap. Trajano Filgueira de Melo. Contava 82 anos de idade, e foi iludindo os cuidados que a família lhe dedicava que fez a fatal ablação, de outras vezes evitada. Sentimentamos a toda a família nas pessoas dos seus filhos e nossos amigos cap. Genésio Filgueira e José Filgueira, e do seu genro Tibério Burlamaqui.

Damiana Cosma da Mota, neta de Carlos Vidal Borromeu, filha de Antonio da Mota Ribeiro. Era casada com Cap. Semeão do Rego Leite, bisavos dos Cels. João Ferreira Leite e Vicente Ferreira da Mota.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License