Femea de inseto sustenta o macho durante acasalamento

Folha de S.Paulo

Um pequeno inseto encontrado na Austrália faz jus ao nome: o macho Zeus (Phoreticovelia), como o deus grego, é servido pelas fêmeas, que lhe fornecem comida, transporte e sexo sempre que deseja.

"Todas as vantagens desse relacionamento parecem recair sobre o macho, sem vantagens óbvias para a fêmea", afirma o cientista Mark Elgar, a Universidade de Melbourne, na Austrália.

O macho Zeus tem a metade do tamanho da parceira. "Ele pode ser levado nas costas da fêmea, sendo alimentado e cruzando por uma semana", explica Elgar, que descreve sua descoberta na edição de amanhã da revista "Nature" (http://www.nature.com/).

Segundo ele, o comportamento é contrário ao padrão encontrado entre os insetos. Normalmente, a entrega de presentes, como comida, é vista como um investimento paternal.

O cientista suspeita ser menos cansativo para a fêmea servir a apenas um macho do que manter relacionamentos com vários. "A troca constante de pretendentes pode causar grande perturbação, levando a fêmea a gastar mais energia e a deixando em grande perigo", explica.

Reuters