Grupo de Trabalho
chi1.jpg

ORIENTADOR: Prof.Marcos Filgueira

O grupo de trabalho a que se refere esta página, foi composto em momentos diferentes pelos hoje Engenheiros Agrônomos Fabiano Luiz de Oliveira, Victor Hugo Pedraça Dias, Atarissis Morais Dias, Ewerton Marinho e pelos alunos Nadjamara Bandeira e Francisco Edivino Lopes da Silva. Os trabalhos listados abaixo correspondem ao período de 2006 a 2012.

ALGUNS TRABALHOS DO GRUPO

OLIVEIRA, F. L. de; PEDRAÇA DIAS, V. H.; COSTA, E. M. da; FILGUEIRA, M. A., ESPÍNOLA SOBRINHO, J. Influência das variações climáticas na atividade de vôo das abelhas jandairas Melipona subnitida Ducke (Meliponinae).Revista Ciência Agronômica, v. 43, n. 3, p. 598-603, jul-set, 2012.

COSTA, EWERTON MARINHO DA , FILGUEIRA, MARCOS ANTONIO , MEDEIROS ARAÚJO, JACQUELINNE ALVES DE, FRANCISCO EDIVINO LOPES DA SILVA, LUAN ITALO REBOUÇAS ROCHA. Avaliação preliminar da mirmecofauna associada ao coqueiro anão (Cocos nucifera l.) no municipio de São Fernando –Rn, Brasil . Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável.Vol. 5, No 4 (2010).p. 01 - 04.

COSTA,E. M.,FILGUEIRA,M. A. OLIVEIRA,F. L. DE, ARAÚJO,J. A DE M. DE, LIMA, N. B. DE Estudos preliminares sobre a mirmecofauna urbana de Mossoró-Rn: identificação dos gêneros. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável.Vol. 5, No 1 (2010).p. 151-156.

PEDRAÇA DIAS, VICTOR HUGO, OLIVEIRA, F. L., FILGUEIRA, M. A., DIAS, A. M, SOUZA, D. M. Efeito da alimentação artificial energética no comportamento de estocagem de pólen por abelhas jandaíras (Melípona subnitida ducke) em Mossoró rn. APACAME-MENSAGEM DOCE. http://www.apacame.org.br/, 2009.

PEDRAÇA DIAS, VICTOR HUGO, OLIVEIRA, F. L, FILGUEIRA, M. A. Sustentabilidade da Meliponicultura da Jandaíra (Melipona subnitida) com Grupos de Mulheres em Comunidades Rurais do Município de Mossoró - RN., 2009. Pernambuco; Cidade: Gravatá, Congresso Nordestino de Ecologia; Inst.promotora/financiadora: Sociedade Nordestina de Ecologia,

MACEDO,S. F. de ; FILGUEIRA, M. A.;ERNESTO SOBRINHO,F. E. ; DINIZ FILHO,E. T.; DANTAS N. B. de L. Caracterização do ambiente e o uso agropecuario da microbacia hidrgrafica da Fazenda Canta-galo – Município de Messias Targino/RN. - Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, Vol. 4, No 2 (2009)

PEDRAÇA DIAS, VICTOR HUGO, FILGUEIRA, M. A., OLIVEIRA, F. L., DIAS, A. M, COSTA, E. M ALIMENTAÇÃO ARTIFICIAL À BASE DE MEL E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE FAMÍLIAS DE ABELHAS JANDAÍRAS (Melipona subnitida Ducke) EM MOSSORÓ – RN. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável. , v.3, p.40/176 - 44, 2008.

ARAUJO, E. L. ; FERNANDES, D.R.R. ; GEREMIAS, L. D. ; FILGUEIRA, M. A. ; GUIMARÃES, J. A. ; MESQUITA, A. L. M. ; BRAGA SOBRINHO, R. . Controle biológico de pragas do meloeiro. In: Produção integrada de melão. 1 ed. Brasí­lia: Embrapa, 2008, v. 1, p. 201-206.

FERNANDES, C. A. D., FILGUEIRA, M. A., MARINHO, E. Estudos preliminares do deserto salino e sua influência na poluição do ar na cidade de Mossoró/Rn - Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, Vol. 3, No 1 (2008)

SILVA, FRANCISCO EDIVINO LOPES DA, OLIVEIRA, FABIANO LUIZ DE, COSTA, EWERTON MARINHO DA, NOGUEIRA, CARLOS HENRIQUE FEITOSA, ARAÚJO , JACQUELINNE ALVES DE MEDEIROS, FILGUEIRA, MARCOS ANTONIO.Toxicidade de inseticidas utilizados na cultura do meloeiro a abelha mosquito Plebeia mosquito Smith( Hymenoptera:apidae) XXII Congresso Brasileiro de Entomologia 24 a 29 de agosto 2008- Uberlândia, MG.

PEDRAÇA DIAS, VICTOR HUGO, OLIVEIRA, F. L., FILGUEIRA, M. A., COSTA, E. M, DIAS, A. M Deslocamento de colméias de abelhas jandaira e suas implicações na diminuição de operárias campeiras, 2008. Belo Horizonte-MG; Evento: 17º Congresso Brasileiro de Apicultura e 3º de Meliponicultura; Inst.promotora/financiadora: Federação Mineira.

OLIVEIRA, F. L., PEDRAÇA DIAS, VICTOR HUGO, OLIVEIRA, COSTA, E. M, DIAS, A. M, FILGUEIRA, M. A. Uso de diferentes tipos de vedação artificial no manejo de cortiços de Melipona subnitida e sua influência no comportamento de coleta de barro e resina, 2008. Belo Horizonte-MG; Evento: In: XVII Congresso Brasileiro de apicultura e III de Meliponicultura, 2008.

PEDRAÇA DIAS, VICTOR HUGO, OLIVEIRA, F. L., FILGUEIRA, M. A., SOUZA, D. M. Importância da alimentação artificial energética em abelhas jandaíras (Melipona subnitida Ducke) durante o período de estiagem no semi-árido, 2008. (Apresentação de Trabalho) RECIFE -PE; Evento: Semana de Ciência e Tecnologia: VIII Jornada de ensino, pesquisa e extensão; Inst.promotora/financiadora: Universidade Federal rural de Pernambuco.

ARAUJO, ELTON LUCIO, DANIELL FERNANDES , RODRIGO RODRIGUES, GEREMIAS, LEANDRO DELALIBERA, MENEZES NETTO ,ALEXANDRE CARLOS, FILGUEIRA, MARCOS ANTONIO. Mosca minadora associada à cultura do meloeiro no Semi-Árido do Rio Grande do Norte. Revista Caatinga, Vol. 20, No 3 (2007)

PEDRAÇA DIAS, VICTOR HUGO, OLIVEIRA, F. L., **FILGUEIRA*, M. A. Comportamento de coleta de barro e resina de Melipona subnitida sob diferentes tipos de vedação artificial. 2007. Campina Grande-PB.; Evento: I Simpósio de Entomologia/ III Reunião Anual da Sociedade de Entomologia da Paraíba; Inst.promotora/financiadora: Sociedade de Entomologia da Paraíba - SEPB

PEDRAÇA DIAS, VICTOR HUGO, FILGUEIRA*, M. A, **OLIVEIRA, F. L Ocorrência de abelhas do gênero Trigonisca na Região Oeste do Rio Grande do Norte. - Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentá¡vel, Vol. 2, No 1 (2007)

PEDRAÇA DIAS, VICTOR HUGO, **FILGUEIRA*, M. A Atividade de Coleta de Polên de Melipona subnitida (Apidae:Meliponinae) durante o Perí­odo de Estiagem no Municí­pio de Mossoró. ; In: II Reunião Anual da Sociedade de Entomologia da Paraiba, 2006, João Pessoa. anais, 2006.

PEDRAÇA DIAS, VICTOR HUGO, OLIVEIRA, F. L., **FILGUEIRA*, M. A. Estudo preliminar sobre o comportamento da jandaíra (Melipona subnitida) (Apidae:meliponinae) em relação à alimentação artificial, com alimentador coletivo,2006. (Comunicação,Apresentação de Trabalho)

SILVA, A. M. da ; PEDRAÇA DIAS, VICTOR HUGO, **FILGUEIRA*, M. A; Paulo Menesez ; Pereira . Formigas encontradas em cortiços de Jandaí­ra (Melipona subnitida) da região de Mossoró. In: XXI Congresso Brasileiro de Entomologia, 2006, Recife. Anais, 2006.

GEREMIAS, L. D. ; FERNANDES, D.R.R; FILGUEIRA, Marcos Antonio ; Netto ; ARAÚJO, E L de . Atratividade de Cores na Captura de Mosca Minadora. In: XXI Congresso de Brasileiro de Entomologia, 2006, Recife. anais, 2006.

FERNANDES, D.R.R. ; SOMBRA, K. D. S. ; FILGUEIRA, M. A. ; ARAUJO, E. L. . Biodiversidade de formigas ( Hyminoptera: Formicidae) coletadas em área de caatinga em Mossoró. In: 21 Congresso Brasileiro de Entomologia, 2006, Recife. Anais do Congresso Brasileiro de Entomologia, 2006.