Família Piedegache

FAMÍLIA PIEDEGACHE

1. Beltrand Piedegache nasceu c.1675 em Bayone (França) c.c. Laurence de Nite (Hythe ou Hite).Pais de:

2. Pierre Baptiste Piedegache nasceu c. 1700,em Bayone (França) c.c. Dorotéa (Doroteia) Maria Rosa Brandão Ivo, filha do Capitão de Artilharia e Marinha da Praça de Lagos, Francisco Lourenço Brandão Ivo e Maria Rodrigues Soromenho. Pedro Batista Pedegache (homem de negócio de nação francesa) é um dos que mais aparecem no Rio de Janeiro. Seus procuradores são João Hopman, Loureiro Fernandes Viana e o capitão Ignácio Nascentes Pinto. Além do Rio, ele cede procurações para diferentes partes do Brasil (Santos, São Paulo, Goiás, Cuiabá), todas para “cobrarem e haverem a seu poder tudo que se deva e pertença e ele outorgante, carregações, obrigações e etc”, feitas em 1775. Uma das testemunhas do casamento a seguir, Nicolao de Blanc, era francês como Pierre, e seu sócio na firma Pedegache, Blanc & Cia, que tinha interesses no Rio de Janeiro(Fábio Pesavento,2009), casado com Rosa Eugênia Maria Brandão, irmã de Dorotéia.

Sobre Dorotéia diz Jean Paul Poirier "La belle Pedegache, avait la réputation d'être quelque peu sorcière (bruxa)".Segundo se dizia, ela possuía o poder de ver o interior das pessoas, de animais e até o interior da terra. Aos cinco anos, ela viu a criança no ventre de uma doméstica, que negava estar grávida.Blimunda, protagonista de Memorial do Convento de José Saramago, publicado em 1982,é a metaficção historiográfica de Dorotéia. Pierre e Dorotéia foram os pais de:

3. Mathilde (Matilde) Valentina Pedegache Brandão, foi batizada em 08 março 1738 em Lisboa (Portugal) e faleceu em 28 dezembro 1816 em Lisboa (Portugal). Foi casada com o italiano Ippolito Burlamacchi geração 17 da família Burlamacchi.

Voltar à página inicial