Roteiro para Confecção do Insetário
in2.bmp

1. Ordens e número de insetos a serem coletados

ORDEM………………………………………..Nº de insetos

Coleoptera………………………………………4
Lepidiptera………………………………………4
Orthoptera………………………………………3
Hymenoptera……………………………………3
Diptera…………………………………………..3
Thysanoptera…………………………………..3
Isoptera………………………………………….3
Hemi­ptera(Heteroptera)……………………….3
Hemiptera(Homoptera)…………………………2
Outras……………………………………………2

2. Onde coletar os insetos

a) Em qualquer parte das plantas
b) Detritos
c) Ao redor de lâmpadas
d) Água

3. Equipamento de Coleta

a) Rede Entomológica
b) Frasco mortífero com Acetato de etila (removedor de esmalte)
c) Sacos plásticos, vidros.

4. Montagem e Conservação dos Insetos

A maioria dos insetos devem ser alfinetados. Os espécimes pequenos podem ser montados em triângulos individuais (1 cm x 1 cm) de cartolinas ou através de dupla montagem (triângulos de 1 cm x 0,5 cm) ou ainda fixados em álcool a 70%. De preferência a montagem deve ser feita logo após a coleta. Quando endurecidos, devem ser amolecidos em câmara húmida.

5. Alfinetagem

É a melhor forma de conservar insetos de corpo duro. Podem ser usados alfinetes entomológicos que não enferrujam, alfinetes comuns ou agulhas de costura nº 7 ou 8. O alfinete ou agulha deve ser colocado de forma perpendicular ao corpo do inseto. Antenas longas devem ser fixadas para trás circundando o corpo do inseto. Deve-se distender as asas cujas características sejam importantes para a identificação (Lepidoptera, Di­ptera, Himenoptera).

O local de alfinetagem deve seguir as recomendações abaixo, deixando sempre 1 cm entre a cabeça do alfinete e o inseto:

  • Abelhas, vespas, moscas, borboletas e mariposas no tórax, entre a base das asas.
  • Percevejos e barata, d'água através do escutelo, um pouco a direita da linha mediana se o inseto for grande.

*Gafanhotos,na parte posterior do pronoto, a direita da linha mediana
*Besouros,através do élitro direito, próximo a sua base
*Mantodea no metatórax
*Bicho-pau no mesotórax
*Barata abaixo do pronoto, a direita da linha mediana

VEJA FIGURAaqui e aqui

6. Etiquetagem

Cada inseto deve trazer uma etiqueta de procedência, confeccionada com papel branco, relativamente duro e com as dimensões de 2 cm x 1cm, onde conste local e data da coleta (13/VII/2003) e nome do coletor (Almeida, J.P.).

7. Caixa para os insetos alfinetados

Deverá ser de preferência de madeira e alternativamente do tipo caixa de camisa, forrada com isopor, sobre o qual será fixada uma folha de papel milimetrado. Os insetos pertencentes a uma mesma ordem devem ser arrumados juntos. A caixa deve ser bem fechada para evitar a entrada de insetos que danificam os insetários. Para melhor conservação, usar naftalina, evitando seu contato com o isopor.

8. A avaliação do insetário

A avaliação consistirá indissociavelmente da entrega e defesa do insetário e fará parte da terceira avaliação(50%). Insetários incompletos terão o seu valor diminui­dos na proporção das ordens ou insetos que faltarem.